Medicamentos homeopáticos
Aluna: Michelle Renata
Professora: ClaudinhaMatéria: Homeopatia
Medicamentos Homeopáticos
Medicamento homeopático é toda apresentação farmacêutica destinada a ser ministrada segundo o princípio da similitude, com finalidade preventiva e terapêutica, obtida pelo método de diluições seguidas de sucussões e/ou triturações sucessivas.
Segundo Hahnemann, os medicamentos homeopáticos efetuam a cura mediante sua capacidade dinâmica de atua sobre a vitalidade. Portanto, o medicamento homeopático deve ser compreendido por suas características energéticas, já que não atuam diretamente no organismo por meio de átomos ou moléculas. O medicamento visa a prevenir ou curar por meio de sua capacidade de ativar todo um complexo reativo natural.Para tanto, deverá ser diluído e potencializado mediante uma farmacotécnica especial e empregado de acordo com a lei dos semelhantes. Assim, não basta que as substâncias originais e as preparações básicas sejam apenas diluídas e potencializadas pelos métodos da dinamização para serem consideradas medicamentos homeopáticos. Elas precisam ter sido previamente testadas no homem sadio, de acordo com os protocolos de experimentação patogenética, é utilizadas em conformidade com a lei dos semelhantes.
Origem dos medicamentos homeopáticoOs medicamentos homeopáticos provêm dos reinos vegetal, mineral e animal, dos produtos de origem química, farmacêutica e biológica, bem como dos preparados especiais desenvolvidos por Hahnemann. Fungos, bactérias, e protozoários também representam importantes fontes de matérias-primas empregadas na preparação dos medicamentos. Alguns compêndios incluem medicamentos cuja origem não se enquadra em nenhuma das fontes acima citada, são os imponderáveis como a eletricidade, Luna, Magnetis polus articus, Raio X, Sol, etc.
Reino Vegetal
O reino vegetal é o que fornece o maior número de drogas para a preparação de medicamentos homeopáticos. Poderão ser usados