Medicamentos generico e similar
Utilizados amplamente em países como os EUA e o Canadá - chegaram ao Brasil e já despertam o interesse do consumidor. Mas também geram muitas dúvidas. Funcionam como os medicamentos de marca famosa? Qual é, afinal, a diferença entre um genérico e um similar? Existem genéricos para todos os medicamentos de referência?
Para responder a essas e a outras perguntas, o Ministério da Saúde lançou uma grande campanha informativa dirigida à população em geral. Mas, para que essa campanha surta o efeito desejado, também precisamos da colaboração de quem está em contato direto com o consumidor: você, profissional farmacêutico. Por isso, informe-se sobre os medicamentos genéricos e esclareça seus clientes. Você estará contribuindo para o grande projeto de levar medicamentos de qualidade a um custo acessível a todos os brasileiros. A saúde do país agradece! O que é um medicamento genérico?
Medicamento genérico é aquele que contém o mesmo princípio ativo - na mesma dose e forma farmacêutica - de um medicamento de referência. Também é administrado pela mesma via e tem indicação idêntica. E o mais importante: é tão seguro e eficaz quanto o medicamento de marca, mas em geral custa menos.
O medicamento genérico é, então, uma cópia do medicamento de referência?
Na verdade, quanto maior a semelhança entre os dois, melhor. Mas é preciso ressaltar que o processo de obtenção e os componentes utilizados não são idênticos. Ainda assim, é totalmente possível garantir a intercambialidade.
Mas como se pode saber se um determinado genérico é mesmo eficaz?
Antes de um medicamento genérico chegar ao mercado, ele é submetido a testes para que seja comprovada a sua eficácia. São os chamados testes de intercambialidade.
E por que os genéricos são mais baratos?
Porque no seu preço não estão embutidos os gastos com propaganda (genéricos não têm "marca") nem os custos de pesquisa, pois se trata de cópias de