Medicamento para HPV
Podofilina (Podophyllum peltatum)
Como sabemos a infecção pelo HPV é uma das doenças sexualmente transmissíveis mais comuns em todo o mundo. Uma de suas formas de manifestação é a de condilomas ou verrugas, que podem aparecer nas regiões genitais. A evolução, a manifestação e o tratamento do HPV são diferentes no homem e na mulher. Na região genital feminina existe um ambiente mais favorável para o desenvolvimento e multiplicação do HPV, podendo ocorrer complicações mais sérias, como lesões, que se não tratadas podem evoluir para câncer.
No entanto, existem diversos remédios indicados para o tratamento do Papilomavírus Humano (HPV), alguns em forma de soluções aplicadas em consultório médico, outras em forma de pomadas que devem ser aplicadas pelo próprio indivíduo em casa.
Neste trabalho discorreremos sobre o medicamento Podofilina, que é indicado para o tratamento de verrugas externas genitais; câncer de pele; HPV. A podofilina é um medicamento de uso tópico. É extraída da seiva de plantas como a Podophyllum peltatum e Podophyllum emodi, desta seiva extrai-se a podofilina e seus congêneres.
2 A Podofilina
Figura 1 - Mostra a Podophyllum peltatum e Podophyllum emodi, desta seiva extrai-se a podofilina e seus congêneres.
Extrato cáustico das raizes da Podophyllum peltatum e da P. emodi. Este extrato contém a Podofilina e seus congêneres, sendo muito irritante para as mucosas e para a pele. A podofilina é um purgativo violento que pode causar lesão ao SNC e teratogênese. É usada como tintura para verrugas externas genitais, câncer de pele, HPV .
Este medicamento é de uso tópico, porém deve ser manipulado com cuidado devido a grande probabilidade de irritar tecidos saudáveis. A utilização da Podofilina na forma oral pode prejudicar o sistema nervoso central e levar a morte.
A podofilina 0,15% creme é uma opção no tratamento do condiloma acuminado genital em pacientes