mediação socio cultural
Licenciatura em Serviço Social
UC: INTERVENÇÃO NA ÁREA DA
MULTICULTURALIDADE
“A MEDIAÇÃO SÓCIO-CULTURAL:
UM PUZZLE EM CONSTRUÇÃO”
DE
ANA OLIVEIRA
CARLA GALEGO
COLABORAÇÃO DE LAURA
GOUDINHO
Docente: Mestre Hélia Bracons
Discente: Manuela Vilhena
Introdução
Nos anos 90 com a entrada do nosso país na União Europeia (antiga CEE), surge num contexto de intervenção na multiculturalidade, a estratégia da mediação, tornando–se esta, numa atividade
fundamental com vista à satisfação das
necessidades sociais dos mais desfavorecidos, sobretudo dos provenientes de minorias étnicas.
Relativamente à profissão de mediador sócio-cultural e, apesar desta se encontrar institucionalizada e legislada, está ainda numa fase embrionária, sendo o seu trabalho desenvolvido com mais realce no campo da emigração.
Introdução
De
realçar que a institucionalização da mediação como processo de resolução de conflitos,
resultou de um movimento a nível internacional (como alternativa ao tradicional-judiciário), designado ADR-Alternative Dispute Resolution.
A
prática da mediação social tem tido grande sucesso em diversos países, nomeadamente nos
EUA, desenvolvendo diversas ações, quer a nível de instituições privadas quer públicas, quer ao nível do associativismo.
Atualmente
a mediação assume não apenas um papel de negociação, mas também de forte
fator de desenvolvimento e coesão social a nível mundial, em especial para países onde a diversidade sócio-cultural é predominante, possibilitando melhor comunicação.
Perspetivas da mediação sócio-cultural
Partindo do pressuposto que a mediação é uma forma de resolução de conflitos, muito genericamente poderemos dizer que o seu objetivo será levar ao entendimento de ambas as partes. Porém, o campo de ação onde esta se move é vasto, tendo várias vertentes, designadamente social, cultural, ambiental,