Mediação pedagógica e o uso da tecnologia – marcos t. masetto.
FACULDADE ESTADUAL DE GOIÁS
DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA 4ª edição
DISCIPLINA OS PRINCÍPIOS PSICO-PEDAGOGICO DA APRENDIZAGEM
Porfª. Ms. Rita de Cássia Carvalho
Pós-graduando
Eilon Lopes da Silva
MORAN, José Manuel, MASETTO, Marcos T. & BEHRENS, Marilda Aparecida - Novas Tecnologias e a Mediação Pedagógica. Campinas: Papirus, 2003.
Capítulo 3 – Mediação Pedagógica e o uso da Tecnologia – Marcos T. Masetto.
Antes de se descrever sobre a mediação pedagógica e o uso da tecnologia, é necessário explicitar o que seja novas tecnologias. Entende-se por nova tecnologia na educação, como sendo todos os recursos e sistemas digitais disponíveis atualmente, que colaboram potencialmente no aumento da produtividade da educação e que trazem resultados significativos ao processo educacional. Os recursos e sistemas digitais mais utilizados na atualidade são a informática, por meio de meio eletrônico de processamento de dados, o uso da internet e os seus diversos meios de acesso à informação, o correio eletrônico, os chats como meio de comunicação em tempo real, os chamados grupos ou listas de discussão e outras ferramentas eletrônicas para a educação à distância.
As novas tecnologias aumentam a eficiência do processo de educação na forma presencial a medida que elimina as atividades operacionais que consomem tempo durante as aulas, como por exemplo a minimização da escrita no tradicional quadro e giz; a medida que oferece novas possibilidades de representação gráfica, de utilização de imagem em movimento e do uso do som de forma simultânea; através da esquematização visual de teorias; ao minimizar o tempo de processamento de dados; e com a otimização do processo de simulações práticas de várias disciplinas. Quanto ao ensino à distância, o uso da internet e do computador, permite o acesso em tempo real daqueles que, ou por questões de localização geográfica, ou falta de