MEDIATECA NITERÓI
MEDIATECA NITERÓI
R. Maestro Felício Toledo n° 474 - Centro
Niterói – RJ
Escolha do tema
A escolha do tema nasceu da vontade de atribuir a um imóvel tombado em minha cidade, essa nova concepção na recuperação de bens tombados, através de um uso que vai além da justificativa de recuperação e restauro, passando por sua reintegração ao contexto urbano e principalmente tornando-se uma célula auto-sustentável, e independente de ações do poder público.
Com esse objetivo, proponho a criação da primeira Mediateca de Niterói.
E o que é uma Mediateca? Mediateca é uma biblioteca que dispõe de recursos multimídia como parte de seu acervo.
No que consiste esse recurso? Na utilização de fitas cassetes, fitas de vídeo, cd-rom e informações eletrônicas (Internet).
Com a implantação da Mediateca será possível oferecer, na cidade de Niterói, uma nova opção de consulta e pesquisa para acervo de conteúdo geral. Na cidade, somente a Biblioteca Pública, localizada na frente da Praça da República, está constituída com esse fim, sendo outros acervos destinados a públicos específicos, como as salas de leitura do município (que atendem ao 1° e 2° graus), e as bibliotecas universitárias (públicas e privadas).
O local escolhido para a implantação da Mediateca, faz parte da história da cidade de Niterói. Trata-se da “Casa Norival de Freitas”, localizada na Rua Mastro Felício Toledo 474-Centro, próximo ao Conservatório de Música, ao Jardim São João e a Catedral São João Batista.
A proposta torna-se de interesse de toda a comunidade, sendo uma nova opção cultural e de lazer, como também produz a reintegração de um patrimônio que pertence a identidade da cidade, sendo um dos últimos exemplares da sua época, somando-se a revitalização do entorno, ficando assim, ainda mais marcante suas características sócio-culturais.
Objetivos
A cidade de