Mediastinite
O mediastino é uma das três cavidades em que está dividida a cavidade torácica. É o espaço entre as regiões pleuropulmonares e se estende no sentido crânio-caudal da abertura torácica superior, ou anterior ao diafragma; e é dividido em mediastino: superior e inferior; sendo o inferior dividido em: anterior, médio e posterior.
MEDIASTINO:
O mediastino contém: o coração, as partes torácicas dos grandes vasos e outras estruturas importantes como: as partes torácicas da traquéia, do esôfago, o timo, a parte do sistema nervoso autônomo e sistema linfático.
O QUE É MEDIASTINITE:
A mediastinite é uma infecção profunda da ferida operatória com evidência clínica e/ou microbiológica do comprometimento do espaço retroesternal (região atrás do esterno), associada à osteomielite (inflamação óssea) do esterno com ou sem instabilidade; é uma das mais graves complicações de esternotomias (abertura cirúrgica do esterno) medianas estando associada à morbidade e mortalidade significativas.
PRINCIPAIS MICROORGANISMOS CAUSADORES DA MEDIASTINITE PÓS CIRURGIA CARDIACA:
Staphylococcus Aureus;
Staphylococcus Epidermidis;
Pseudomonas sp;
Escherichia Coli; (sendo este associado a um alto índice de mortalidade).
Klebsiella pneumoniae;
Enterobacter ssp;
Morganella morganii;
Proteus mirabillis.
INCIDÊNCIA DE MEDIASTINITE EM CIRURGIAS CARDIACAS:
A incidência de mediastinite em cirurgia cardíaca é de 0,4% a 5%, mortalidade de 10% a 47% e elevada morbidade. 15 a 30% não têm infecção, 50% das mediastinite não tem deiscência (separação espontânea de partes de um órgão).
PRINCIPAIS FATORES DE RISCO
NA MEDIASTINITE:
Hipertensão Arterial;
Tabagismo;
Diabetes Mellitus;
Obesidade;
Desnutrição;
Tempo de Permanência Hospitalar Prolongado;
Reoperações;
Cirúrgicas de Emergência
PRINCIPAIS COMPLICAÇÕES
DA MEDIASTINITE:
Insuficiência Respiratória;
Acidente Vascular Cerebral;
Choque