Mediar Conflitos
Bom dia!
O meu nome é Andreia Silva. Serei eu a acompanhar-vos no processo de
Mediação.
Sejam bem-vindos!
Por gentileza, entrem e sentem-se onde preferirem.
(depois de sentados!
Tal como referi, chamo-me Andreia Silva, e gostava que cada um se apresentasse, e me dissesse qual o nome que quer ser chamado. A ordem da apresentação é como as partes preferirem.
Como primeira impressão, quero agradecer o vosso interesse e interesse, pois é de louvar, a vossa vontade em resolver este problema, bem como a coragem na utilização deste método, que ainda é pouco reconhecido na sociedade atual.
Contudo, este é um processo com inúmeras vantagens ao trazer resultados benéficos para ambas as partes.
Irei começar por vos dar uma breve explanação sobre a Mediação. Este é um meio informal, voluntário, privado e confidencial para uma resolução alternativa de conflitos. Neste método, os conflitos são resolvidos extrajudicialmente, e ambas as partes cooperam e são parceiras, até porque no âmago da questão serão vós a sugerirem e decidirem qual a melhor forma de resolução do conflito. Serei eu a mediar-vos, ou seja, sou o elemento isento e alheio ao conflito, servindo de intermediária à comunicação de ambos, mas não intervenho na resolução do mesmo.
Dito de outra forma, a minha formação é de orientação, isto é, serei uma terceira pessoa, imparcial, isenta, neutra, sujeita a confidencialidade, não prestando qualquer tipo de assessoramento, uma vez que não sou juíza nem advogada. Ao longo do processo irei guiar-vos, ajudar-vos a estabelecer a comunicação necessária para que possam encontrar por si mesmos, a base do acordo que
porá fim ao conflito. Trabalharei o vosso relacionamento na procura de paz.
Este é um processo que pode não se viabilizar no acordo.
Irei pedir às partes para, se respeitarem, cooperarem e estejam disponíveis para responder às questões colocadas pelo outro. Peço que não se interrompam e que sejam sinceros.