Medi O Da Densidade Do Etanol E A Gua
Determinação da densidade do etanol
André Fernando de Souza RA: B69CCA-9
Tais Cristiane Ferreira Gomes RA: B8235D-1
Tânia Mara de Sousa Sermarini RA: B71EHH-6
23 de Agosto, 2013.
São José dos Campos – SP
Medição da Densidade do Etanol
1- INTRODUÇÃO
Definimos a densidade de um corpo ou objeto como sendo a razão, isto é, o quociente entre a massa do corpo e o seu volume. O que difere densidade de massa especifica é que densidade leva em conta o volume total de um corpo, seja ele oco ou maciço, já a massa específica leva em consideração somente a parte maciça. Assim, a densidade da água pura contida em um litro ou numa colher de 5 ml é a mesma, se a substância é homogênea, então sua densidade é a mesma em todos os pontos do volume que ocupa, a densidade depende do tipo de substância, mas é em geral influenciada pela temperatura e pela pressão. Neste trabalho vamos medir a densidade do Etanol tendo como padrão a Água destilada.
2- OBJETIVOS
2.1- Aprender a utilizar o picnômetro para medição de densidade.
2.2- Determinar a densidade relativa do etanol utilizando um picnômetro, comparando as estimativas de erros acidentais com erros inerentes do equipamento utilizados no experimento.
3- MATERIAL
Material necessário:
1 Balança Semi - Analitica
1 Picnômetro
1 Termômetro
2 Béquer 100 ml
Frasco contendo Água Destilada 200 ml
Frasco contendo Etanol 200 ml
4- MÉTODO
1-Primeiro pesamos o picnômetro vazio (totalmente seco) para informar o resultados na nossa Tabela fornecida em sala de aula, e determinar assim Mpic (g). Taramos a balança e começamos a pesagem.
2-Despejamos a água destilada no Béquer afim de medir a temperatura (°C) marcamos o valor na Tabela. Em seguida completamos o picnômetro com água destilada que estava no Béquer até o volume da tampa, fechamos e secamos em volta.
3-Taramos a balança novamente e pesamos o picnômetro com água destilada (cheio). Esta será a Mpic+padrão (g) nos resultados da nossa Tabela.