Mecânica
Quatro discos, 1, 2, 3, e 4, todos de mesmo raio R =
20 cm, e de massas m1 = 3 kg, m2 = 6 kg, m3 = 9 kg e m4 = 12 kg, estão arrumados no plano horizontal, xy, conforme mostra a figura abaixo. A distribuição da massa em cada disco é homogênea. Determinar as coordenadas (X,Y) do centro de massa do conjunto de discos.
Exercício 2
DETERMINE A DEFORMAÇÃO QUE CADA MOLA DEVE TER PARA EQUILIBRAR O BLOCO DE 3 KG. AS MOLAS ENCONTRAM-SE EM POSIÇÃO DE EQUILÍBRIO.
Exercício 3
A mola ABC da figura tem rigidez de
800 N/m e comprimento sem deformação de 8m. Determine a força horizontal F aplicada a corda que esta presa ao anel B de modo que o deslocamento do anel em relação a parede seja d = 2,0 m
Exercício 4
Calcular o momento em N.m., no ponto A do parafuso de fixação do olhal.
21/10/2014 MECANICA GERAL - UNAERP - Ruiz da Silva
F =2 TON
A
25 cm 2
Exercício 5
Determine o comprimento da corda AC da figura, de modo que a luminária de 15 kg seja suspensa na posição mostrada. O comprimento não deformado da mola é IAB = 0,6 m e a mola tem rigidez kAB = 600 N/m.
Exercício 6
Calcular o centro de gravidade da figura ao lado.
Exercício 7
Calcular o centro de gravidade da figura ao lado.
Exercício 8
Supõe-se que a massa (M) de uma bola de determinado material seja 15 vezes maior que a massa (m) de uma bola de ping pong de igual diâmetro. Essas duas bolas foram coladas nas extremidades de uma barra cilíndrica de 2 metros pendurada no teto, M m em equilíbrio horizontal. Calcular a distância do centro de massa do sistema, 2 m até bola de maior massa.
Exercício 9
Calcular o centro de gravidade da figura ao lado.
Exercício 10
Calcular o centro de massa da peça ao
lado.