Mecânica
Pode-se dizer que o Comando Numérico é um equipamento eletrônico capaz de receber informações através de entrada própria de dados, compilar estas informações e transmiti-las em forma de comando à máquina ferramenta de modo que esta, sem a intervenção do operador, realize as operações na seqüência programada.
Para entendermos o princípio básico de funcionamento de uma máquina a Comando Numérico, devemos dividi-la, genericamente, em duas partes:
O C.N. é composto de uma unidade de assimilação de informações, recebidas através da leitora de fitas, entrada manual de dados, micro e outros menos usuais.
Uma unidade calculadora, onde as informações recebidas são processadas e retransmitidas às unidades motoras da máquina-ferramenta.
O circuito que integra a máquina-ferramenta ao C.N. é denominado de interface, o qual será programado de acordo com as características mecânicas da máquina.
O Desenvolvimentos para aumentar o desempenho dos equipamentos nomeadamente ao nível da velocidade de avanço e velocidade de corte; o Desenvolvimentos com vista à automatização dos processos de produção designadamente sistemas de alimentação de matérias primas, sistemas de manipulação de peças, sistemas de mudança automática de ferramentas; o Desenvolvimentos dos processos de maquinagem com vista ao aproveitamento das capacidades dos equipamentos de CNC particularmente nas ferramentas de corte; o Desenvolvimento de sistemas computorizados para controlar e gerir automaticamente sistemas de produção.
Existem dois tipos básicos de Centros de Usinagem, os de cabeçote vertical e cabeçote horizontal, porém exitem os Centros de Usinagem Universal, este é equipado com cabeçotes vertical e horizontal.
Todo Centro de Usinagem possui um magazine que tem função de alojar um certo número de ferramentas, que pode chegar a mais de uma centena. Para efetuar a troca de uma ferramenta que está o cabeçote por uma que está no magazine existe um