mecânica
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
Rodrigo de Souza Silva
Mecânica Geral
Professor: Ivison
Mecânica
Recife, 2013.
SUMÁRIO
1. Caracterização dos procedimentos de cálculo da Mecânica geral:
1.1 – Equilíbrio de um corpo rígido;
1.2 – Equação de equilíbrio em três dimensões – Diagrama do Corpo Livre.
Caracterização dos procedimentos de cálculo da Mecânica Geral:
Equilíbrio de um corpo rígido
Como mostra a Figura, este corpo está sujeito a um sistema externo de forças e momentos binários que é resultado dos efeitos das forças gravitacionais, elétricas e magnéticas causadas pelos corpos adjacentes. O sistema de forças e momentos de binários que atuam sobre um corpo podem ser reduzidos a uma força resultante e um momento de binário resultante equivalente sem qualquer ponto. O arbitrário dentro ou fora do corpo. Se essa força e momento de binário resultantes são ambos iguais a zero, então dizemos que o corpo está em equilíbrio.
Matematicamente, o equilíbrio de um corpo é expresso como:
Essas duas equações não são apenas necessárias para o equilíbrio; elas são também suficientes.
Para que um corpo rígido esteja em equilíbrio, além de não se mover, este corpo não pode girar. Por isso precisa satisfazer duas condições:
1. O resultante das forças aplicadas sobre seu centro de massa deve ser nulo (não se move ou se move com velocidade constante).
2. O resultante dos Momentos da Força aplicadas ao corpo deve ser nulo (não gira ou gira com velocidade angular constante).
Diagrama de corpo livre
Para aplicar as equações de equilíbrio, é necessário fazer uma Diagrama de Corpo Livre (DCL), do objeto a ser estudado. O DCL é um esquema onde fazemos a análise do corpo isoladamente, isto é, livre de vínculos físico. Para isso, devem ser representados todas as forças e momentos que atuam sobre o corpo a ser estudado.
Para se proceder ao traçado do diagrama de