Mecânica
Resumo
A história da soldagem mostra que desde as mais remotas épocas, muitos artefatos já eram confeccionados utilizando recursos de brasagem, tendo sido descobertos alguns com mais de 4000 anos; a soldagem por forjamento também tem sido utilizada há mais de 3000 anos. A técnica da moderna soldagem começou a ser moldada a partir da descoberta do arco elétrico, bem como também a sintetização do gás Acetileno no século passado, o que permitiu que se iniciassem alguns processos de fabricação de peças, utilizando estes novos recursos. Com o advento da Primeira Guerra Mundial, a técnica da soldagem começou a ser mais utilizada nos processos de fabricação; a Segunda Guerra Mundial imprimiu grande impulso na tecnologia de soldagem, desenvolvendo novos processos e aperfeiçoando os já existentes, sendo assim com a modernização das industrias e o avanço tecnológico os tipos de soldagem foram ganhando sofisticação e consequentemente adquirindo uma melhora significativa. A soldagem por pressão apareceu quando os seus devidos materiais para a ocorrência da pressão e os seus devidos auxiliares térmicos e elétricos se modernizaram também.
Palavras chave: soldagem, pressão, resistência elétrica, efeito joule.
Introdução
Neste artigo, tentaremos abordar o que é solda por pressão, suas vantagens, além de explicarmos cada método escolhido, como soldagem por fricção, soldagem por difusão, soldagem por centelhamento, por ultra-som e por pressão a frio.
Pressão é uma palavra que significa força que é exercida sobre alguma coisa. Pode também indicar o ato de comprimir ou pressionar. Também corresponde a uma grandeza do contexto da Física e serve de auxílio para diversos procedimentos na área da engenharia. Um dos trabalhos que podem ser contemplados com a ajuda da pressão é a soldagem, atuando de tal forma que ajuda na deformação do material, para que assim obtenham-se o resultado desejado.
A soldagem por pressão pode ser dividida