Mecânica Respiratória
CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
DEPARTAMENTO DE BIOFÍSICA E FISIOLOGIA
DISCIPLINA: FISIOLOGIA PARA ENFERMAGEM
PROFESSOR: FRANCISCO TEIXEIRA ANDRADE
CURSO: ENFERMAGEM
RELATÓRIO SOBRE MECÂNICA RESPIRATÓRIA
Gabriela Souza
Ithala Maria Lima
Maria Danielly Lemos
TERESINA – PI
JULHO/2013
INTRODUÇÃO
Prover oxigênio aos tecidos e remover o dióxido de carbono, são os objetivos da respiração, de acordo com Guyton (2006, p. 471). A respiração pode ser dividida em quatro funções principais: ventilação pulmonar, difusão de oxigênio e dióxido de carbono entre os alvéolos e o sangue, transporte de oxigênio e dióxido de carbono no sangue e líquidos corporais e regulação da ventilação. Isso acontece graças a músculos que produzem a expansão e a contração do pulmão, através de duas maneiras: (1) por movimentos de subida e descida do diafragma para aumentar ou diminuir a cavidade torácica, e (2) pela elevação e depressão das costelas para aumentar e diminuir o diâmetro ântero-posterior da cavidade torácica. (GUYTON, 2006)
A aula prática sobre mecânica respiratória teve como objetivos demonstrar em que consiste, do ponto de vista físico, as fases do ciclo respiratório (inspiração e expiração), observando o que acontece com o volume da caixa torácica, pressão interpleural, volume pulmonar, pressão intrapulmonar e fluxo de ar.
MATERIAIS E MÉTODOS
“Vide Roteiro de Trabalhos Experimentais” (pág. 17)
RESULTADOS
DISCUSSÃO
A função do sistema respiratório é de suprir o oxigênio para os tecidos e de remover o gás carbônico. Onde a renovação contínua do ar nos alvéolos é chamada ventilação pulmonar, onde vários músculos e órgãos são envolvidos nesse processo, onde o principal músculo da respiração é o diafragma, porém outros músculos também podem contribuir para a ventilação pulmonar,