mecânica dos solos
Tijolo Cerâmico
Nome dos autores
Cristiano Augusto de Souza Machado
Leonardo Rodrigues da Silva
Philip van der Linden
1 – Introdução
Os materiais cerâmicos são conhecidos por sua alta resistência mecânica e durabilidade, são muito utilizados na construção civil e normalmente são constituídos de argila cozida. Estabelecendo características para esses materiais conforme suas propriedades comuns e, agrupando-os de acordo com tais propriedades, têm-se diversas definições. Para a Associação Brasileira de
Cerâmica, Materiais Cerâmicos compreendem todos os materiais de emprego em engenharia ou produtos químicos inorgânicos que são utilizáveis geralmente pelo tratamento em temperaturas elevadas (ABIKO, 1988 apud ANDRADE, 2002).
Os blocos cerâmicos e os tijolos estão entre esses materiais. São comumente produzidos a partir de argilas queimadas a temperaturas que beiram os 900 ºC, com equipamentos primitivos em pequenas olarias ou em modernas manufaturas.
Esses elementos possuem características físicas, mecânicas e de durabilidade que os posicionam como uns dos melhores materiais de construção existentes e sua utilização apresentam vantagens como: densidade baixa, resultando em menor carga sobre a estrutura construída; mais econômicos que outros similares; baixo custo, não requer um acabamento refinado; encontrados com facilidade na maioria das regiões do país; possuem boas características de isolamento térmico e acústico e uma alta resistência à chama. Porém, a falta de padronização dos produtos em cerâmica comercializados, principalmente blocos e telhas, tem colaborado para o baixo desempenho desses materiais em relação aos similares existentes (ANDRADE, 2002).
O presente relatório tem como objetivo a elaboração de um tijolo cerâmico formado a partir da mistura de areia, argila e água, e analise do produto final.
2. PARTE EXPERIMENTAL
2.1 MATERIAIS UTILIZADOS
Amostra de argila com massa inicial de 700g;
Amostra de areia, com