Mecânica dos Flúidos
Aula-tema: Conversão Eletromecânica de Energia. Matriz Energética Nacional.
Passo 1:
A conversão eletromecânica envolve a troca de energia entre um sistema mecânico e um sistema elétrico através de um campo de acoplamento, que pode ser de origem elétrica ou magnética. Consiste em um processo que se realiza através do campo elétrico ou magnético de um dispositivo de conversão, como agente intermediário. Este processo é essencialmente reversível, exceto por uma pequena quantidade de energia que se perde em aquecimento.
TRANSDUTORES – dispositivos que tomam uma forma de energia e a convertem em outra. Ex.: geradores, eletroímãs, alto-falantes, microfones, vibradores, etc. Um transdutor pode ser dividido em três partes: elétrica, mecânica e eletromecânica propriamente dita.
Os dispositivos que realizam a conversão de energia também podem ser classificados, segundo o número de campos envolvidos, em:
A) Dispositivos de excitação única - desenvolvem forças de impulso não– controladas. Ex.: relés, solenóides, atuadores diversos.
B) Dispositivos de 2 ou mais caminhos de excitação - desenvolvem forças proporcionais a sinais elétricos e sinais proporcionais às forças e velocidades. A) Dispositivos de excitação única - desenvolvem forças de impulso não– controladas. Ex.: relés, solenóides, atuadores diversos.
B) Dispositivos de 2 ou mais caminhos de excitação - desenvolvem forças proporcionais a sinais elétricos e sinais proporcionais às forças e velocidades. 1. Ímãs permanentes - freqüentemente usados como um dos caminhos de excitação. Em muitos dispositivos – um caminho de excitação estabelece o nível de campo elétrico ou magnético.O outro caminho trabalha com sinais. Ex. alto- falantes, motores de conjugado, tacômetros e captadores.
3. Nos dispositivos de potência – realiza-se a conversão contínua da energia. Ex.: motores e geradores.
A conversão eletromecânica de energia envolve 04 formas de energia:
1-