Mecânica dos Flúidos
Características Gerais:
Circulação Sistémica e Circulação Pulmonar:
O aparelho circulatório é constituído pelo coração e sistema vascular; este tem como função servir as necessidades dos tecidos, mantendo um ambiente apropriado à optima função celular e sobrevivência. Tem também uma importante acção no que diz respeito a alguns mecanismos homeostáticos. O coração e a circulação funcionam essencialmente como um sistema de transporte e intercâmbio.
O coração pelas características do seu funcionamento pode ser considerado uma bomba dupla em série pois pode ser dividido em coração direito e coração esquerdo. O coração esquerdo diz respeito à circulação sistémica ou grande circulação (o sangue sai do ventrículo esquerdo para a aorta, desta vai ramificando-se em artérias mais pequenas originando as arteríolas que vão ainda ficar mais estreitas aparecendo os capilares arteriais nos quais vão ocorrer as trocas gasosas, passando os capilares arteriais a capilares venosos, seguidamente têm-se as vénulas que colectam o sangue dos capilares venosos; por fim aparecem as veias que levam o sangue venoso até ao coração), o coração direito diz respeito à circulação pulmonar ou pequena circulação (gera-se um fluxo através dos pulmões para que se dê a troca de CO2 por O2, passando o sangue venoso, proveniente da grande circulação, a sangue arterial; também nesta circulação o sangue percorre primeiro as artérias, depois as arteríolas até chegar aos capilares, destes passa para as vénulas e posteriormente para as veias até o sangue, neste caso arterial, chegar ao coração).
O fluxo unidireccional através do coração é conseguido por um eficiente sistema de válvulas.
As artérias e veias são os grandes vasos, enquanto que as arteríolas, capilares e vénulas são denominados pequenos vasos.
As artérias, as vénulas e as veias são elásticas, o que significa que têm paredes elásticas, ou melhor, viscoelásticas. A viscoelasticidade significa que os vasos