Mecânica dos fluidos
Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas
Laboratório de Mecânica dos Fluidos – MF
Medidores de Vazão:
Tubo de Pitot
Swift/Campinas
2013
Objetivo do experimento
O objetivo do experimento é compreender a teoria e a prática dos medidores de vazão do tipo Pitot.
Introdução
Tubo de Pitot é um instrumento de medição de velocidade muito utilizado para medir a velocidade de fluidos em modelos físicos em laboratórios de hidráulica, em laboratórios de aerodinâmica e também em hidrologia para a medição indireta de vazões em rios e canais, em redes de abastecimento de água, em adutoras, em oleodutos e ainda a velocidade dos aviões, medindo, neste caso, a velocidade do escoamento do ar. Deve o seu nome ao físico francês do século XVIII Henri Pitot.
Fundamentos Teóricos
Fig. 1 Tubo de Pitot em canal aberto
No ponto 1, da Figura 1, a energia total referida a unidade de peso é igual a:
Onde P1 é a pressão estática em 1; v1 é a velocidade do fluido em 1, γ seu peso específico e g a aceleração gravitacional.
No ponto 2, na entrada do tubo de Pitot, a partícula que estava no ponto 1 é desacelerada até a velocidade nula; então a energia total referida à unidade de peso é igual a:
Devido à proximidade entre os pontos 1 e 2, pode-se considerar que não houve dissipação de energia, isto é, a energia total referida à unidade de peso é igual nos pontos 1 e 2.
A pressão estática P1 (efetiva) é dada pela altura de coluna de fluido acima da linha com cota z, ou seja, “h1 “. A pressão total efetiva P2 (de estagnação) é dada pela altura “h”
Portanto através da leitura da altura de coluna de fluido no tubo de Pitot acima da superfície livre pode-se obter a velocidade do escoamento na cota z.
Equipamentos Utilizados * Cronômetro * Tanque-coletor * Bomba d´agua * Tubulação * Piezômetro * Régua
Procedimento Experimental
Certifique-se que a válvula de controle de vazão esteja fechada, ligue bomba e