Mecânica da partícula
Mecânica da Partícula,
20 de outubro de 2011
Neste experimento foram determinadas as velocidades de uma esfera, no lançamento horizontal, no momento do lançamento e no momento em que a esfera toca o solo, observando as características do movimento em duas dimensões.
1. Objetivos
O intuito do experimento é determinar a velocidade de lançamento de uma esfera após a observação do alcance da esfera, partindo-se das equações da cinemática.
2. Introdução Teórica
Para entender o movimento em três dimensões é necessário conhecer as definições de posição e deslocamento. A localização de uma partícula pode ser dada pelo vetor posição que é um vetor que liga um ponto de referência à partícula. Na notação de vetores unitários o vetor é escrito na forma , que representam os componentes vetoriais e escalares da posição.
Num deslocamento em duas ou três dimensões a velocidade média é dada por . Isso quer dizer que a velocidade media é igual a soma da velocidade de cada componente vetorial num intervalo de tempo, ou seja, . Quando falamos em velocidade de uma partícula em geral estamos no referindo a velocidade instantânea, ou seja, a velocidade num dado instante.
3. Materiais
Foram utilizados no experimento um conjunto para lançamentos horizontais com rampa e fio de prumo, uma esfera de aço, um tripé, uma folha de papel carbono, uma folha de papel A4, uma fita adesiva e uma régua.
4. Procedimento
O papel A4 foi fixado na mesa utilizando-se a fita adesiva. Após, a rampa foi ajustada de maneira que a esfera lançada caísse sempre sobre o papel. Foi colocado o papel carbono sobre a folha A4 para que a esfera marcasse o ponto onde ela toca a mesa, sendo assim possível medir o alcance da esfera, que se inicia na base da rampa. Foram feitas 05 medições do alcance de uma esfera e cinco medições do alcance de uma bola de gude.
5. Análise dos resultados
Seguem abaixo as medições dos