Mecanização agrícola
O mercado de máquinas e implementos agrícolas oferece dois tipos de arados sendo arados de aivecas e arados de discos. Embora a função de ambos seja similar, ou seja, inversão de solo, apresenta características distintas que influem na qualidade do trabalho realizado; na demanda energética para tracionamento, entre outros fatores que serão citados a posteriore.
A aração consiste no corte, elevação e posterior inversão de uma fatia de solo denominado leiva. Visa-se com essa operação os seguintes objetivos:
a) Revolver o solo, expondo suas camadas internas ao ar, aos raios solares de forma a tornálo um leito adequado para a germinação das sementes e desenvolvimento das culturas.
b) Incorporar restos de cultura, esterco e corretivos visando manter ou melhorar a fertilidade do solo. c) Enterrio da cobertura vegetal, controlando ervas daninhas ou incorporando adubos verdes. d) Criar ou manter condições do solo que resultem num mínimo de operações e de solicitação de potência, para a instalação e condução das culturas.
2.1.1 Classificação dos arados a) Quanto ao acoplamento à fonte de potência: - arrasto
- montado b) Quanto à movimentação do órgão ativo - fixo
- reversíveis c) Quanto ao número de órgãos ativos - monocorpo
- corpos múltiplos d) Quanto ao tipo de órgão ativo - discos
- aivecas e) Quanto à tração
- mecânica
- animal
2.2 Arados de aivecas
Os arados de aivecas foram os implementos mais difundidos em nosso país devido à utilização da tração animal nas diversas regiões. No sistema convencional de preparo do solo, tem como principal característica um melhor revolvimento da camada de solo, fazendo uma inversão completa da leiva, possibilitando um melhor arejamento, um melhor controle de ervas daninhas e maior incorporação dos restos vegetais.
2.2.1 Tipos de arados de aivecas tração mecânica
- Montados: são apropriados ao sistema de levantamento hidráulico de 3 pontos do trator; - Semi-montados: são aqueles que se apóiam nos dois braços inferiores do