mecanismos ideologicos
Série: 3ª “01”
Disciplina: História
Prof.ª.
Introdução:
Após a expansão imperialista europeia, no decorrer do século XIX o capitalismo se alastrou pela Europa e para os Estados Unidos. Foi uma época de grande desenvolvimento industrial e tecnológico e, consequentemente, de grandes mudanças no espaço urbano. Nessa época também surgiram grandes invenções como o automóvel, o telefone, o rádio e muitas outras das tecnologias que revolucionaram a vida da classe média e alta da época.
O darwinismo social
Seguindo o mesmo princípio elaborado por Darwin para explicar a evolução das espécies, os darwinistas sociais defendiam que as sociedades se modificariam e evoluiriam, passando de um estágio inferior para um estágio superior. Cada povo se encontrava num estágio de evolução, podendo ser classificado numa gradação cujos extremos eram o “o selvagem bárbaro” e o “civilizado”. Além do darwinismo social, utilizou-se a teoria do determinismo geográfico, elaborada pelo alemão Friedrich Ratzel. Ele dizia que o desenvolvimento de uma nação dependia de um território ocupado por aquele estado. Os fatores do meio geográfico, como o clima, as intempéries, o relevo, seriam definidores da potencialidade genética de uma população.
A ideologia da superioridade racial
Advinda da teoria da evolução social, difundiu-se a ideologia da superioridade racial, centrada não no individuo, mas nas características raciais do grupo. Entrava em cena a ideia de raça, considerada essencial para a análise da evolução dos povos. Os darwinistas sociais acreditavam na relação entre as raças e as