mecanismos de defesa
Os mecanismos de defesa são as técnicas de que o ego se serve como proteção contra as reivindicações dos impulsos, representações sensórias dolorosas e afetos insuportáveis.
As pessoas defendem-se inconscientemente da ansiedade que sentem numa situação perturbadora.podem fazê-lo distorcendo a realidade e enganando a si mesmo e isto,para os psicanalistas são denominados de recalques.
Todos nós usamos desse mecanismo para proteger nossa auto-imagem positiva, o que é bastante comum em nossa vida diária. Temos necessidade de uma auto-estima positiva, de aprovar nosso comportamento e justificá-lo quando necessário. Quando os mecanismos de defesa são levados a extremos, assumindo um papel preponderante na vida das pessoas, a tendência dos psicólogos é considerar como anormalmente perturbados.
Os diferentes tipos de mecanismo de defesa:
-PROJEÇÃO: às vezes as pessoas se sentem mal por terem certos pensamentos ou impulsos. Podem atribuí-los então a alguém projetando nessa pessoa os seus próprios sentimentos. Os aspectos da personalidade de um indivíduo são deslocados de dentro dele para o meio externo. Ex. um gerente que sempre chega atrasado e reclama ao superintendente geral que seu funcionário nunca chega pontualmente.
-ISOLAMENTO: consiste em isolarmos um pensamento, atitude ou comportamento dos contatos sociais.
-NEGAÇÃO: é o mecanismo de defesa mais simples e direto pois alguém simplesmente recusa a aceitar a existência de uma situação penosa demais para ser tolerada. Um bom exemplo de negação é um garoto que, ao ser acusado de roubo ( e realmente é culpado), diz: ‘’eu não tenho nada comigo! Eu achei no chão e o dono da loja me deu!.’’
-INTROJEÇÃO: é integrar as crenças e os valores de um outro indivíduo à estrutura do próprio ego.
-IDENTIFICAÇÃO: o indivíduo assimila um aspecto, uma característica de outro e se transforma total ou parcial, apresentando-se conforme o modelo desse outro. A maior parte das identificações ocorre no mundo