Mecanismos de defesa especificos
Escola Secundária de Ponte de Sor
2011/2012
Biologia
-------------------------------------------------
Doenças sexualmente transmissíveis
Trabalho realizado por: Jéssica Pina, Laura Cruz, Nuno Marcos, Vânia Lopes.
-------------------------------------------------
-------------------------------------------------
Índice
* Doenças sexualmente transmissíveis * Introdução - Sintomas - Tratamentos - Prevenção
* Dst’s no mundo: estatísticas recentes ? * Notícias * Conclusão * Bibliografia
-------------------------------------------------
Introdução
Este trabalho foi realizado no âmbito da disciplina de Biologia e a pedido da professora Madalena Catarino.
Com este trabalho pretendemos falar, problematizar, reflectir e comentar os vários tipos de doenças sexualmente transmissíveis, os seus efeitos e sintomas no nosso organismo, formas de transmissão entre indivíduos, tratamentos, comportamentos e formas de prevenção face aos agentes contagiosos.
As doenças sexualmente transmissíveis (ou doenças venéreas) são, tal como o nome sugere, doenças infecciosas que se propagam essencialmente através de contactos sexuais.
As DST afectam geralmente o aparelho reprodutor de ambos os sexos, havendo no entanto outro tipo de efeitos no organismo e a outras partes deste que podem ser muito prejudiciais ao organismo.
As DST possuem vários agentes infecciosos, dependendo da doença em si, e estes podem ser vírus, bactérias, parasitas ou fungos. Geralmente os vírus são os mais mortíferos e difíceis de tratar, não havendo cura para eles. Já os restantes possuem cura mas devem ser tratados rapidamente ou podem causar danos irreversíveis no ser humano infectado.
Esperamos que este trabalho seja apelativo e informativo, e esperamos discutir e expor o melhor possível as DST mais prejudiciais à saúde humana.