Mecanismos bioquímicos da circulação sanguinea
A estrutura e função do sistema circulatório se resumem em uma frase: “A circulação sanguínea é um sistema fechado com volume circulatório em regime estacionário”.
Isso quer dizer que o sangue esta contido em um sistema fechado, e o que entra de um lado é igual ao que sai do outro (estado estacionário).
Esse sistema e seus setores principais são:
Anatomicamente: Grande circulação ou circulação sistêmica e pequena circulação ou circulação pulmonar.
Funcionalmente: São quatro setores A, B, C e D. O regime estacionário tem características únicas e próprias: ele existe entre a grande e a pequena circulação, sendo no volume que sai igual ao que entra. Também entre os setores, o volume circulatório é estacionário. A figura mostra uma continuidade anatômica e fluxional entre a pequena e grande circulação. Essa continuidade demonstra como é obrigatório que o regime estacionário exista também entre a grande e a pequena circulação. Isso significa que a quantidade de sangue que é movimentada a cada impulso do coração é a mesma na grande e na pequena circulação. Esse volume é cerca de 80 ml em cada ventrículo, ou cerca de 170 ml pelo coração, em cada batida. A figura ainda indica que a área total ceccionada de cada segmento varia bastante. Ela vai aumentando da aorta até os capilares sistêmicos, e depois diminui dos capilares até a veia cava. Estrutura similar existe na pequena circulação, entre a artéria e a veia pulmonar. Deve-se notar que, na pequena circulação a parte com alto O² e baixo CO², é a venosa, ao contrario da grande circulação. A pressão é baixa, tanto nas artérias (cerca de 15 mm Hg média), como nas veias. Cerca de ¼ do sangue esta na pequena circulação, e ¾ na grande.
DESCREVA OS EVENTOS DO POTENCIAL DE AÇÃO NO CORAÇÃO
A geração de um potencial de ação por uma célula cardíaca envolve uma série de eventos específicos:
• Geração de um estado polarizado
• Despolarização
•