Mecanismo e Movimento Circular
Os carros comuns de montanha-russa não são puxados todo o tempo sendo somente agarrados às pistas para não escaparem. Normalmente são erguidos através de cabos mecânicos sendo soltos ao topo da primeira “montanha” para adquirirem força. Então a energia potencial se transforma em energia cinética e permite aos carros completarem o percurso, ou parte dele, através desta força adquirida.
Entretanto, nem todas as montanhas-russas funcionam desta maneira. Algumas montanhas-russas vão para trás e para frente através da mesma trilha. Estas são chamadas de Shuttles por causa desse movimento.
Uma montanha projetada sob boas circunstâncias terá bastante cinética, ou seja, energia para completar o percurso até que os freios o tragam em velocidade reduzida até a estação. Os freios localizados no fim de um curso é o modo mais comum de trazer o trem a uma estação.
História
As montanhas-russas como seu nome já diz, foram originadas na Rússia. No inverno, as pessoas começaram a se divertir com seus trenós em pequenas elevações de gelo. A brincadeira dos trenós chamou a atenção de muitas empresas, até que a companhia Les Montagnes Russes à Belleville construiu a primeira montanha-russa de gravidade em Paris, 1812.
A montanha-russa mais alta do mundo
A Kingda Ka é atualmente a mais alta montanha-russa do mundo, chegando a 139 metros de altura(a altura de um prédio de 40 andares), ao chegar no topo os carrinhos são lançados e alcançam a velocidade de até 206 Km/h.
O passeio dura até 56 segundos e o comprimento é de 950,4 metros.
A montanha esta localizada em um parque a apenas uma hora e meia de carro de Manhattan.
Formula Rossa
O brinquedo Formula Rossa virou a montanha-russa mais rápida do mundo porque após os trens serem lançados a partir de um motor de propulsão hidráulica. Eles então sobem verticalmente a parte inclinada da montanha até atingirem o topo a 139 metros, de onde caem praticamente em queda livre.