Mecanismo Geral Da Contra O Muscular
O inicio e a execução de uma contração muscular ocorre nas seguintes etapas sequenciais.
1. Os potenciais de aca o cursam pelo nervo motor ate suas terminações nas fibras musculares.
2. Em cada terminação, o nervo secreta pequena quantidade da substancia neurotransmissora acetilcolina.
3. A acetilcolina age em uma área local da membrana da fibra muscular para abrir múltiplos canais “regulados pela acetilcolina” por meio de moléculas de proteína que flutuam na membrana.
4. A abertura dos canais regulados pela acetilcolina permite a difusão de grande quantidade de íons sódio para o lado interno da membrana das fibras musculares. Isso desencadeia o potencial de ação na membrana.
5. O potencial de ação se propaga por toda a membrana da fibra muscular do mesmo modo como o potencial de ação cursa pela membrana das fibras nervosas.
6. O potencial de ação despolariza a membrana muscular, e grande parte da eletricidade do potencial de ação flui pelo centro da fibra muscular. Ai, ela faz com que o reticulo sarcoplasmático libere grande quantidade de íons cálcio que estavam armazenados nesse reticulo.
7. Os íons cálcio ativam as forcas atrativas entre os filamentos de miosina e actina, fazendo com que eles deslizem ao lado um do outro, que e o processo contrátil.
8. Apos fração de segundo, os íons cálcio são bombeados de volta para o reticulo sarcoplasmático pela bomba de Ca++ da membrana, onde permanecem armazenados ate que novo potencial de ação muscular se inicie; essa retirada dos íons cálcio das miofibrilas faz com que a contração muscular cesse.
Contração Isométrica versus Isotônica.
A contração muscular e dita isométrica quando o musculo não encurta durante contração, e isotônica quando encurta, mas sua tensão permanece constante por toda a contração. Sistemas para registrar os dois tipos de contração muscular. No sistema isométrico, o musculo se contrai contra um transdutor de força sem que ocorra encurtamento do musculo.