Mecanismo de transmissão hereditária de dois pares alelos.
Para analisar simultaneamente a transmissão hereditária de pares alelos (diibridismo) recorremos aos resultados experimentais obtidos por Medel.
O estudo de mecanismo de transmissão de hereditariedade de dois pares de alelo, tem como objectivo analisar aprofundadamente a transmissão hereditária de dois pares alelo.
Capitulo-1 1.1-Mecanismo de transmissão hereditária de dois pares alelo.
Nos seus trabalhos com ervilheiras de jardim, Mendel seleccionou linhas puras de ervilhas que diferiam entre si por dois caracteres: A cor e a forma da semente. Assim, cruzou plantas de sementes amarelas e lisas com plantas de semente verdes e rugosas. O cruzamento entre indivíduos de linhas puras que diferem entre si por dois caracteres, os seus descendentes são diíbridos. No caso considerado, esses descendentes apresentam todo um fenótipo uniforme em relação aos caracteres em estudos.
Cada progenitor da geração parental possui no seu genótipo dois pares de alelo AALL e aa ll, respectivamente, sedo um par de alelo igual entre si, relativamente a cor da semente (AA e aa), e outro par de alelo também igual entre si e responsável pela forma da semente (LL e ll).
Durante a formação dos gâmetas, cada pare de genes alelos funciona independentemente. Os gâmetas das plantas com sementes amarelas e linhais, transportam os alelos AAL, em que um alelo condiciona sementes amarelas e outro e responsável pela forma lisa da semente. Em relação ao progenitor, com sementes verdes e rugosas, passa-se o mesmo, isto é, todos os seus gâmetas que transportam um gene para sementes para verdes e um gene para sementes rugosas