Mecanica
Manutenção é a técnica de conservar os equipamentos e componentes em serviço durante o maior prazo possível e com o máximo rendimento. Como tal, a função da manutenção efetiva deve ser considerada como parte integral e indispensável da organização.
Não basta uma empresa ter máquinas modernas, planos de expansão, mercado cativo, tecnologia de ponta, produtos de qualidade, preços competitivos, ótimos funcionários e programas de qualidade se ela não contar com um eficiente programa de manutenção mecânica.
A manutenção é a alma dos setores produtivos empresariais. De fato, sem a manutenção mecânica das máquinas e equipamentos não será possível: cumprir os cronogramas de fabricação; obter produtos de qualidade; diminuir os custos de produção; aumentar a competitividade; manter a fidelidade dos clientes; conquistar novos clientes; reduzir as perdas de matéria-prima e energia; competir em igualdade de condições no mercado interno e externo.
MANUTENÇÃO CORRETIVA
Manutenção Corretiva é a atuação para a correção da falha ou do desempenho menor do que o esperado.
MANUTENÇÃO CORRETIVA NÃO PLANEJADA
Manutenção corretiva não planejada é aquela que acontece depois da falha ou quebra do equipamento. É sem sombra de dúvidas a manutenção mais cara, pois a quebra de uma máquina pode comprometer seriamente a estrutura, as peças do equipamento e ainda provocar a parada não planejada da linha de produção. Para evitar estes custos, a indústria lança mão da manutenção preventiva, que leva em consideração a manutenção (reparo, lubrificação, troca de peças, etc) da máquina ao longo do tempo.
Quando uma empresa tem a maior parte de sua manutenção corretiva na classe não planejada, seu departamento de manutenção é comandado pelos equipamentos e o desempenho empresarial da empresa, certamente, não está adequado às necessidades de competitividade atuais.
MANUTENÇÃO CORRETIVA PLANEJADA
É a correção do desempenho menor o que o esperado, ou antes, da falha. Um