Mecanica
Na verdade este tipo de aço não é eterno e sim apresenta geralmente uma maior resistência à corrosão, quando submetido a um determinado meio ou agente agressivo. Apresenta também uma maior resistência à oxidação a altas temperaturas em relação a outras classes de aços, quando, neste caso em particular, recebe a denominação de aço refratário.
A resistência à oxidação e corrosão do aço inoxidável se deve principalmente a presença do cromo, que a partir de um determinado valor e em contato com o oxigênio, permite a formação de uma película finíssima de óxido de cromo sobre a superfície do aço, que é impermeável e insolúvel nos meios corrosivos usuais.
Assim podemos definir como aço inoxidável o grupo de ligas ferrosas resistentes a oxidação e corrosão, que contenham no mínimo 12% de cromo.
Aço Inoxidável
Ligas ferrosas, baixo carbono com no mínimo 12% de Cr
Tipos de aços inoxidáveis
• Classificação de acordo com a fase predominante a temperatura ambiente :
1. Austeniticos: composição tipíca 18% Cr e 8% Ni
2. Ferriticos - 15% to 20% Cr, baixo C, sem Ni
3. Martensiticos - máximo 18% Cr sem Ni, teor de C maior que nos ferriticos
Outros aços inoxidáveis
• Outros aços de alta liga também foram classificados como inoxidáveis
4. Endurecidos por precipitação - 17% Cr e 7%Ni, pequenas adições de elementos de liga Al, Cu, Ti, e
Mo
5. Duplex - mistura de fase austenitica e ferritica em quantidades similares
História
O aço inoxidável foi descoberto por Harry Brearley (1871-1948), que começou a trabalhar como operário numa produtora de aço com a idade de 12 anos, na sua terra natal, Sheffield(Inglaterra).
Em 1912, Harry começou a investigar, a pedido dos fabricantes de armas, uma liga metálicaque apresentasse uma resistência maior ao desgaste que ocorria no interior dos canos dasarmas de fogo