mecanica
Engenharia Civil
Disciplina: Laboratório de Física III
Turma: EGC-4C
Exp.: 01
Título: Gerador de Van Der Graaff
Data: 25/07/2014
1 Revisão Teórica
1.1 Descreva de maneira objetiva o princípio básico de funcionamento do Gerador de Van Der Graaff.
Se um corpo metálico C, eletrizado, for colocado em contato com outro corpo, D, também metálico, inicialmente descarregado, haverá transferência de apenas parte da carga de C para D. A transferência de carga é parcial porque ela será interrompida quando os potenciais dos dois corpos se igualarem (LUZ; LUZ, 2000, p. 93).
Suponha, agora, que o corpo D possuísse uma cavidade e que C fosse introduzido nela. Nestas condições, a carga de C induziria as cargas elétricas nas superfícies interna e externa de D. Verifica-se que a carga induzida nas paredes tem o mesmo módulo da carga no corpo C. Então, se este corpo for colocado em contato com a parede interna de D, a carga induzida nesta parede será neutralizada pela carga de C. Podemos verificar que como consequência disto o corpo D ficará eletrizado com uma carga de mesmo sinal e de mesmo módulo que a carga inicial do corpo C (LUZ; LUZ, 2000, p. 94).
Esta operação pode ser repetida várias vezes e, assim, é possível acumular em D uma quantidade de carga cada vez maior (LUZ; LUZ, 2000, p. 94).
1.2 O que se entende por “Eletrostática”?
A eletrostática descreva as interações entre as cargas elétricas que estão em repouso (YOUNG, 2009, p. 2).
1.3 O que se entende por “poder das pontas”?
Um condutor que apresenta em sua superfície uma região pontiaguda dificilmente se mantém eletrizado, pois a carga elétrica fornecida a ele escapa através da ponta. O fenômeno ocorre porque em um condutor eletrizado, a carga tende a se acumular nas regiões pontiagudas. Em virtude desta distribuição, o campo elétrico próximo às pontas do condutor é muito mais intenso do que nas proximidades das regiões mais planas. Assim,