Mecanica
Daniel S. Helfenstein
Prof. Margareth Frohlich
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Engenharia civil (Turma ENC13)
09/06/2011
RESUMO
As estruturas e as máquinas nunca são absolutamente rígidas, deformando-se sob a ação das cargas a que estão submetidas. Estas deformações são geralmente pequenas e não alteram apreciavelmente as condições de equilíbrio ou de movimento da estrutura considerada. No entanto, essa deformações terão importância quando houver riscos de ruptura do material. O trabalho a seguir busca abordar de forma simples e objetiva alguns conceitos fundamentais necessários para a metodologia de cálculos e a respectiva aplicação prática de cada conceito.
Palavras-chave: Momento Fletor, Esforço Cortante, Tensão, Deformação, Atrito, Máquinas.
INTRODUÇÃO
A Mecânica é uma ciência física aplicada que trata dos estudos das forças e dos movimentos. A Mecânica descreve e prediz as condições de repouso ou movimento de corpos sob a ação de forças. A finalidade da Mecânica é explicar e prever fenômenos físicos, fornecendo, assim, os fundamentos para as aplicações da Engenharia. As estruturas e as máquinas nunca são absolutamente rígidas, deformando-se sob a ação das cargas a que estão submetidas. Estas deformações são geralmente pequenas e não alteram apreciavelmente as condições de equilíbrio ou de movimento da estrutura considerada. No entanto, essas deformações terão importância quando houver riscos de ruptura do material. Neste artigo, estaremos abordando alguns conceitos inerentes ao comportamento de estruturas que compõem a disciplina de Mecânica, visando exemplificar de forma clara e objetiva a definição de cada um desses conceitos.
ATRITO
Considere um corpo apoiado sobre uma superfície horizontal e rígida. Se o corpo receber a ação de uma força f, devido às rugosidades surge a força de atrito.
As forças de atrito são