mecanica
Alta dureza (principalmente a quente).
Tenacidade (suficientes para evitar falhas por rupturas).
Alta resistência ao desgaste.
Alta resistência à compressão e ao cisalhamento.
Alta resistência ao choque térmico.
Ser inerte quimicamente.
2) Descreva HSS.
Os HSS (High Speed Steel), ou Aços Rápidos, receberam esse nome devido seu surgimento ter revolucionado a pratica de usinagem na época dando um grande aumento na produtividade. Os HSS são aços de teores de carbono entre 0,7 a 1,2% C e altamente ligados. Os carbonetos formados são extremamente duros o que confere ao aço elevadas resistências ao escoamento e a tração e alem disso, a desejada dureza a quente. Suas aplicações são principalmente em brocas, fresas, cossinetes, brochas e matrizes.
3) Descreva HSS com Revestimento e PM-HSS.
Os revestimentos para HSS são camadas de TiN, TiC, HfN ou Al2O3 aplicados nas ferramentas pelos processos de CVD e PVD, recentemente, surgiram os recobrimentos de TiNAl que vem apresentando bons resultados em brocas e fresas caracóis. PM-HSS são Aços rápidos Sinterizados, fabricados a partir da metalurgia do pó, a vantagem é que esse processo permite a incorporação de um nº maior de elementos de liga. Por exemplo aços Semi-rápidos são HSS com menores teores de tungstênio e os Super-rápidos são HSS com elevados teores de vanádio.
4) Descreva Metal Duro.
São fabricados pela metalurgia do pó e utiliza partículas duras de carbonetos de metais refratários finamente divididos então são sinterizados com um ou mais metais do grupo do ferro, o metal aglomerante é na maioria das vezes o cobalto. O grande sucesso do metal duro é o fato deles possuírem a combinação de resistência ao desgaste, resistência mecânica e tenacidade em altos níveis. A norma ISSO classificou os Metais Duros em Classes, de acordo com o material da peça a ser usinado:
Classe P, usinagem de aços.
Classe M, usinagem de aços inoxidáveis.