Mecanica
Soldagem é o processo de união entre duas superfícies que visa o revestimento, a manutenção ou a união dos materiais, com ou sem metal de adição, de modo a formar uma junção que possua as propriedades mecânicas desejáveis ao fim que se destina a obra. Para realizar esse processo, um dos meios de aquecimento das superfícies a serem soldadas é através do calor proveniente da combustão de uma mistura de gases, sendo um deles o oxigênio, chamado de agente comburente e outro que pode ser: acetileno, butano, propano, glp, gás natural, hidrogênio, etc, chamado de agente combustível.
Processos de soldagem:
Existem varios processos de soldagem: os mais conhecidos e utilizados são a fusão e a pressão.
Por fusão a energia é aplicada para produzir calor capaz de fundir o material de base. Diz-se neste caso que a solubilização ocorre na fase líquida que caracteriza o processo de soldagem por fusão.
Por pressão a energia é aplicada para provocar uma tensão no material de base, capaz de produzir a solubilização na fase sólida, caracterizando a soldagem por pressão.
Processo de solda MIG/ MAG:
Na soldagem MIG (Metal Inert Gas) ou MAG (Metal Active Gas), um arco é mantido entre o arame sólido e a peça de trabalho. O arco e a poça de fusão são protegidos por um gás inerte ou um ativo. O processo é adequado para muitos materiais e os fios do metal de adição são utilizáveis em uma extensa gama de metais.
Soldagem MIG/MAG é um processo versátil, no qual pode-se obter uma alta taxa de deposição do metal de solda em qualquer posição. O processo é amplamente utilizado na fabricação de peças em aço de espessuras pequenas e médias e em estruturas de liga de alumínio, particularmente onde uma alta taxa de operação é requerida.
Equipamentos:
Os equipamentos de soldagem MIG/MAG podem ser semiautomaticos, mecanizados ou automatizados.
Equipamentos para soldagem semi automatica são fáceis de instalar. Como o trajeto do arco é realizado pelo soldador,