Mecanica
Este trabalho tem por finalidade descrever as principais fontes de energias renováveis e economicamente viáveis atualmente no mercado. Um dos pontos que se deve ter em mente ao se analisar se uma fonte de energia é economicamente viável é justamente o benefício ao longo prazo que este novo contexto irá proporcionar, além do fato de que as atuais fontes de energia utilizadas em larga escala são finitas e provenientes de combustíveis não renováveis.
TEXTO
1. Energia Eólica.
2.1. Como se Formam os Ventos.
Uma das principais perguntas a ser feita sobre a geração de energia eólica é como se forma o vento e por que ele pode ser considerado uma fonte de energia renovável. O planeta pode ser considerado um grande balão, onde a massa de ar existente não tem como evadir os limites da atmosfera. Um dos principais responsáveis pela geração da movimentação de ar dentro da atmosfera é o sol. O vento acima dos continentes e dos oceanos é gerado através da diferença de temperatura entre dois diferentes pontos.
Alguns pontos, principalmente próximos do equador, recebem uma intensidade de energia solar maior que os pontos do extremo do planeta, essa diferença aquece mais a massa de ar próxima ao equador que a massa de ar próxima aos pólos, como resultado desse aquecimento não uniforme, o ar quente tende a subir, pois o mesmo fica mais leve e sobe no sentido do limite da atmosfera e o ar frio que está concentrado nas regiões próximas aos pólos tende a preencher o espaço deixado. Da mesma forma, o ar que sobe atinge uma determinada altura onde a temperatura é menor e se resfria voltando a ficar mais denso. Se resfriando, ele volta a descer e provoca o mesmo fenômeno, porem agora, no sentido inverso. Essa movimentação do ar é a geradora dos ventos.
Ela pode ser considerada uma energia renovável por que não depende de outros processos a não ser o de seu próprio aquecimento e por ser um movimento cíclico, que se repete infinitamente. Podemos verificar que os