Mecanica Respiratoria do Homem e do Rato
MECÂNICA RESPIRATÓRIA NO HOMEM E NO RATO
Teresina, 23 de maio 2014.
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
2. MATERIAIS E MÉTODOS
3. RESULTADOS E DISCUSSÃO
4. CONCLUSÃO
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
INTRODUÇÃO
A respiração tem por objetivo segundo Guyton (2002, p.406) fornecer oxigênio aos tecidos e remover dióxido de carbono, ela pode ser dividida em quatro grandes eventos funcionais, são eles: ventilação pulmonar que consiste na troca de ar entre os alvéolos pulmonares e a atmosfera, a difusão do oxigênio e do dióxido de carbono entre os alvéolos e o sangue, o transporte de oxigênio e de dióxido de carbono no sangue e nos líquidos corporais e por fim a regulação da ventilação e de outros aspectos da respiração. A aula prática da disciplina de Fisiologia, ministrada pela professora YY, sobre mecânica respiratória teve como objetivos demonstrar os ciclos respiratórios da inspiração e expiração, observando as alteraçãoes do volume da caixa torácica, pressão interpleural, volume pulmonar, fluxo de ar e pressão intrapulmonar.
MATERIAIS E MÉTODOS
MATERIAIS E MÉTODOS
MATERIAIS:
Fita métrica
Estetoscópio
Pneumógrafo
Quimógrafo
MÉTODO:
Um componente da bancada despiu o tórax e sentou-se de forma a permitir a observação dos movimentos simétricos de expansão/retração da caixa torácica em cada ciclo respiratório.
Com uma fita métrica, contornou-se o tórax 5 cm acima do apêndice xifoide e mediu-se a circunferência torácica na inspiração e expiração;
Com a mesma fita métrica, contornou-se o abdômen e mediu-se a circunferência abdominal na inspiração e expiração;
Aplicou-se a membrana de um estetoscópio sobre a traqueia e ouviu-se o chamado som traqueal ou bronquial;
Aplicou-se a membrana do estetoscópio numa região do tórax (5º espaço intercostal