mecanica fluidos
Objetivo:
Construir um braço mecânico que tenha a capacidade de movimentação na horizontal e vertical, com quatro movimentos diferentes, com seringas. Baseado na lei de Pascal, demonstrar o funcionamento do braço mecânico.
Introdução teórica:
Os princípios físicos que envolvem neste trabalho é a hidrostática, em particular, o principio de Pascal que mostra que num líquido a pressão se transmite igualmente em todas as direções.
Exemplo 1: Consideremos um líquido em equilíbrio colocado em um recipiente. Vamos supor que as pressões hidrostáticas nos pontos A e B sejam, respectivamente, 0,2 e 0,5 atm.
Se através de um êmbolo comprimir o líquido, produzindo uma pressão de 0,1 atm. Todos os pontos do líquido sofrerão o mesmo acréscimo de pressão. As prensas hidráulicas em geral, sistemas multiplicadores de força, são construídos com base no Princípio de Pascal. Uma aplicação importante é encontrada nos freios hidráulicos usados em automóveis, caminhões, etc. Quando se exerce uma força no pedal, produz-se uma pressão que é transmitida integralmente para as rodas através de um líquido, no caso, o óleo.
As figuras seguintes esquematiza uma das aplicações práticas da prensa hidráulica: o elevador de automóveis usado nos postos de gasolina.
Pelo princípio de Pascal,
Sendo ∆p1 = ∆p2 e lembrando que ∆p = escrevemos:
Como A2 > A1, temos F2 > F1, ou seja, a intensidade da força é diretamente proporcional à área do tubo.
Desenvolvimento
Descrição:
Braço mecânico foi construído com madeira e plástico. Seu funcionamento é com base nos princípios de pascal, onde demonstra que uma variação na pressão aplicada em um fluído ideal confinado é transmitida integralmente para todas as posições do fluído e para as paredes do recipiente que o contém, no caso as seringas e as mangueiras.
Abaixo os detalhes de cada peça do conjunto.
01- base plana e horizontal, sua finalidade é fixar e manter as partes do braço equilibrado sobre a articulação de giro e também fixar as seringas