mecanica dos sols
O trabalho apresentado consiste em demostrar os resultados das aulas experimentais desenvolvida no laboratório através dos alunos do sétimo período do curso de Engenharia Civil da Faculdade Pitágoras, onde tiveram a oportunidade de trabalhar de forma pratica com analise de amostras de um determinado solo disponibilizada no próprio laboratório, sendo conceituado que a umidade do solo é definida como o peso da água contida em uma amostra de solo dividido pelo peso seco das partículas sólidas do solo, sendo expressa em percentagem.
O método utilizado para determinar esta umidade foi de secagem em estufa onde a amostra é mantida com temperatura entre 105 °C e 110 °C, até que apresente peso constante, o que significa que ela perdeu a sua água por evaporação, as amostras de terrenos foram disponibilizados no laboratório.
Objetivo.
Este trabalho tem como objetivo associar a teoria estudada em sala de aula com pratica desenvolvida no laboratório, sendo foco principal é determinar o percentual de umidade do solo através das analise de algumas amostras de um determinado solo estocada no laboratório de testes práticos de engenharia civil, utilizando os métodos o de estufa.
DEFINIÇÕES.
Teor de umidade de um solo: é a razão entre a massa d’água contida no solo, evaporável em estufa a 105-110o C, e a massa dos grãos de solo secos em estufa, à mesma temperatura, até constância de massa.
Teor de umidade higroscópica de um solo: é o teor de umidade do solo, após destorroamento e secagem prévia ao ar livre, de modo a não apresentar água livre ou capilar.
Fator de conversão de solos: é o valor numérico que, multiplicado pela massa de uma amostra de solo úmido, resulta em massa de amostra de solo seco.
Constância de massa: considera-se que uma amostra atingiu constância de massa, quando em duas pesagens consecutivas, permanecendo a amostra na estufa por um intervalo de tempo razoável entre elas, apresentar mesma leitura