mecanica dos solos
Isabella Azevedo de Oliveira
PESQUISA - TENSÃO E CISALHAMENTO
ARXÁ MG
2014
TRABALHO DE MECÂNICA
Trabalho apresentado ao componente de
Mecânica
Professor: Erick
Engenharia Ambiental Noturno
ARAXÁ MG
2014
Tensão
A tensão que nos referimos ao estudar a resistência dos materiais é a tensão mecânica, e se refere à distribuição de forças por unidade de área em torno de um ponto dentro de um corpo material. A tensão aqui citada é uma medida da intensidade das forças internas agindo entre as partículas de uma seção transversal no interior de um corpo. Estas forças surgem em reação às forças externas aplicadas ao corpo.
Como a tensão é definida por força/área possui a mesma unidade de medita (SI) que a pressão, ou seja, o pascal (símbolo Pa).
1 Pa = 1 N/m2 ( newton por metro quadrado )
1 Pa = 0,1 Kgf/m2 ( 0,10197 kilograma-força por metro quadrado )
A tensão de cisalhamento ou tensão tangencial é um tipo de tensão gerada por forças aplicadas em sentidos opostos, porem em direções semelhantes no material analisado.
Em mecânica dos solos, as tensões cisalhantes são as responsáveis pelas rupturas em encostas, vales, depressões, senos, barragens e outras solicitações geomecânicas do solo sedimentar jovem. Solos argilosos não podem ter este tipo de analise simplificado pois as micro-argilas, isto é, os argilo-minerais possuem uma camada de água que os envolve, de tal modo que as solicitações mecânicas do material são suportadas pela água constituinte.
Observe a imagem abaixo:
Neste caso surgem forças internas atuando na seção T chamadas forças cortantes. A distribuição das tensões de cisalhamento não pode ser assumida como uniforme já que esta distribuição varia de zero na superfície da barra até um valor máximo no centro