Mecanica dos solos
(CONCRETO)
(MATERIAL DE APOIO DIDÁTICO DA DISCIPLINA MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO)
1. INTRODUÇÃO
O concreto é sem dúvida o material mais utilizado na construção. Composto basicamente de cimento Portland, areia, brita e água, tem emprego freqüente em estruturas, pavimentação, obras de arte, pré-fabricados, etc.
Apesar de não ser tão resistente quanto o aço, o concreto é mais usado nas obras de engenharia por várias razões, dentre elas:
Excelente resistência à água
Ao contrário do aço e da madeira, o concreto pode ser empregado nas estruturas em contato com a água sem sofrer danos. Produzido com cimentos especiais (resistentes à sulfatos) torna-se imune a ação de meios agressivos encontrados em efluentes industriais e esgotos domésticos.
Facilidade de Moldagem
No estado fresco, o concreto pode ser empregado para moldar peças estruturais de formas e tamanhos variados, fluindo com relativa facilidade pelas armaduras e formas.
Menor custo
Os componentes básicos do concreto são de fácil obtenção e relativamente baratos resultando valores entre 25 e 40 dólares por tonelada, conforme a região. Além disso, o consumo de energia para a produção do concreto é baixo, se comparado à fabricação de outros materiais de engenharia.
O concreto estrutural pode ser empregado isoladamente, sem reforços de armaduras e neste caso é chamado de concreto simples. Freqüentemente, nas estruturas, o concreto é empregado com reforço de armaduras, posicionadas criteriosamente ao longo das peças estruturais. Quando esta armadura é alojada nas peças estruturais sem prévio alongamento, temos o concreto armado e o desempenho da estrutura dependerá da aderência entre o concreto e armadura. Quando as armaduras introduzem tensões de compressão na estrutura, capazes de impedir ou limitar a fissuração e o deslocamento da estrutura tem-se o concreto protendido.
2
Concreto Simples
Figura 1 – Estruturas de Concreto Simples
Concreto Armado