Mecanica dos fluidos
3
PERDA DE CARGA EM DUTOS
Trabalho realizado pela aluna Sâmara Pinto, 3º período, matrícula 1011367282, do curso de Construção Naval, apresentado como requisito para a obtenção da nota da segunda avaliação da disciplina eletiva de Mecânica dos fluidos lecionada pelo professor Alisson Rios.
Rio de Janeiro 2011
4
RESUMO As perdas de cargas em dutos são perdas de pressão devido à dissipação de energia por causa do atrito do fluido com o duto. A perda de carga é um fator considerável na projeção de sistemas de tubulações.
5
SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO ..................................................................................................................3 2. PERDA DE CARGA EM DUTOS ...................................................................................4 2.1. PERDAS DISTRIBUÍDAS (Hd) ............................................................................5 2.1.1. Escoamento de regime laminar ................................................................6 2.1.2. Escoamento de regime turbulento ..........................................................7 2.2. PERDAS LOCALIZADAS (Hl) ..............................................................................8 2.2.1. Entradas e saídas ............................................................................................9 2.2.2. Expansões e contrações ...............................................................................9 2.2.3. Curvas em tubos .............................................................................................9 2.2.4. Válvulas e acessórios ....................................................................................11 2.2.5. Valores aproximados de K ..........................................................................11 3. BOMBAS, VENTILADORES E SOPRADORES ........................................................12 3.1. BOMBAS EM EMBARCAÇÕES