mecanica de solo
NA AGÊNCIA REGIONAL DE
JOINVILLE
ANOMALIAS ESTRUTURAIS
FLORIANÓPOLIS, 06 NOVEMBRO DE 2014. INTRODUÇÃO
Com objetivo de atender o chefe da Agência Regional de Joinville pela preocupação em segurança e a durabilidade do empreendimento, com aparecimentos das fissuras e rachaduras na loja de atendimento de São Francisco do Sul, Foi realizado uma visita técnica, nos dias 02 e 03/10/2014, onde se constatou várias anomalias estruturais, em lajes pilares e vigas com sentido variadas, ou seja, horizontais, verticais e diagonais nas faces das mesmas. METODOLOGIA DA PESQUISA
A metodologia utilizada para a realização deste trabalho consistiu basicamente das seguintes ações:
Organização das patologias vivenciadas nas faces interna e externa de todas as peças da edificação, mapeamentos e fotografias, conforme anexos.
Definições de Patologia da Construção.
- Quanto às patologias
O presente relatório tem por objetivo, mostrar a eventual influência das anomalias ocorridas nas estruturas de fundação na edificação da Loja de Atendimento de São Francisco do Sul.
Durante a inspeção foi observado os tipos de patologias onde apresentam diversas fissuras, e trinca, com direções diferenciadas, indicando um quadro de recalque diferencial em relação à estrutura da fundação. (Em área situada dentro de um limite definido conforme anexo, ou seja, sobrecarga sobre pressão admissível do solo).
Estas formas de trincas e fissuras apresentadas abaixo dependem de vários fatores, do tipo de posicionamento do recalque, ou seja, do ponto de apoio. As trincas tendem “apontar” para a parte da estrutura de fundação que não sofreu recalque.
Estes tipos de anomalias poderão compreender, nas fases de projeto, execução e utilização. Onde é mais frequente são nas fases de execução e bem pouco nas fases de projeto.
A ocorrência de falhas em uma ou mais destas fases provoca defeitos