mecanica basica
Brasília, 27 de Maio de 2014.
Aluno: Leonardo Bernardino Vitor
Curso: Instrutor Técnico e Teórico de Trânsito
Disciplina: Mecânica Básica
Conteúdo: Sistema de freio Carga horária: 10 minutos
PLANO DE AULA --- CRÍTICO-SOCIAL DO CONTEÚDO
* Recurso de ensino: Plano de Aula – Slides – Vídeo – Data Show.
* Objetivo Geral: Conhecer e Aperfeiçoar o conhecimento sobre o Sistema de Freio do tipo Anti Break System – ABS.
* Objetivos Específicos: Diferenciar os tipos de sistemas de freio existentes nos veículos automotores, Otimizando seu uso. Manuseio e Habilidade.
* Referências bibliográficas: Conteúdo – Site – Imagens
1 . Introdução:
O sistema ABS (AntiLock Brake System) surgiu no início do século XX, no setor de transporte ferroviário. Depois foi a vez de a indústria aeronáutica adotar o sistema e já na década de 70 alguns veículos especiais e inovadores já utilizavam ABS. (WILSON, 2007).
Segundo GIORIA (2008), o ABS é um sistema suplementar ao sistema de freio de serviço normal, que impede o travamento das rodas nas frenagens de emergência, garantindo a estabilidade e a dirigibilidade do veículo sendo que, também otimiza o desempenho com a redução da distância de parada em relação ao sistema de freio convencional.
A estabilidade direcional é conseguida através do controle da velocidade das rodas e da aplicação dos freios, sendo que, quando as rodas não travam durante a frenagem a estabilidade direcional está garantida. Com a atuação do ABS as rodas estão na iminência do travamento durante a frenagem, logo a máxima aderência disponível entre pneu e pavimento é utilizada, resultando na obtenção da máxima desaceleração e do menor espaço percorrido na frenagem (FERNANDES, 1994).os sistemas de freio automotores existes e apresentar o