Mecanic
Obras que utilizam solo : Aterros rodoviários, bases para pavimentos de aeroportos, barragens de terra
Mecânica dos solos : Estudo do comportamento de engenharia do solo quando este é usado como material de construção ou material de fundação, sistematizada e aceita como ciência em 1925, após trabalho publicado por Terzaghi conhecido como pai da mecânica dos solos.
Fundações : Rasas, profundas, solos moles.
Material de construção : Barragens de terra e enrocamento, estradas e aeroportos
Estabilidade do solo : Taludes e escavação
Suporte dos solos : Estrutura de arrimo e silos.
Mineral : composto químico , resultado de processos inorgânicos, geralmente composição química definida e encontrado naturalmente na crosta terrestre
Rocha : Agregado natural formado de um ou mais minerais, que constitui a parte essencial da crosta terrestre
Solo : Material granular composto de rocha decomposto, água, ar (ou outro fuido) e eventualmente matéria orgânica, pode ser escavado sem auxílio de explosivos.
Intemperismo: Conjunto de processos físicos e biológicos que a rocha se decompõe para formar o solo. Esse processo reduz o tamanho das partículas( desintegração) Já processos químicos e biológicos podem causar completa alteração quimica e fisica.
Fatores de influência: Tipo de rocha, condição climática, cobertura vegetal, relevo, duração da ação química
Solo residual : Solo de decomposição da rocha , ou seja, sobre a rocha que deu origem. Para que ocorra a decomposição tem que ser mais veloz que a remoção do solo por fatores externos, separação entre a rocha e solo não é nítida mas gradual.
Perfil do solo residual:
1º Onde predomina resto de matéria em processo de decomposição
2º Acumlo de material orgânico, misturado com fração mineral onde se processa alta atividade biológica, é onde é mais afetado pelas atividades agrícolas
3º Onde não se pode reconhecer vestígios das estruturas da rocha mãe , conhecido como laterítico
4º Lugar onde se encontra