Meca
A Sífilis é uma doença infeccçiosa causada pela bactéria Treponema Pallidum adquirida no ato sexual, por uma pessoa já contaminada.
Que pode sim ser transmitida pelo beijo, e por transfusão de sangue.
Tem também a Sífilis congênita, que passa de mãe prá filho, na gravidez.
A bactéria pode ficar encubada por um longo tempo, para poder aparecerem os sintomas.
O tratamento é com antibióticos a Penicilina.
Agora, a origem não está definida. Na verdade algumas pesquisas dizem que grande parte da população feminina tem o vírus, sem a manifestação dos sintomas.
SÍFILIS - Doença grave que leva a sérias conseqüências, se não tratada ou tratada erradamente.
Como se pega?
Pela passagem do micróbio da sífilis na hora da relação sexual
Sinais e sintomas
Começa com uma feridinha: não dói, não coça e não arde; pode estar em diferentes partes do corpo, conforme o local por onde entrou o micróbio (órgãos sexuais externos, região da boca ou do ânus); surge geralmente após duas ou três semanas da relação sexual com o parceiro doente; desaparece. Mesmo sem tratamento, em sete ou dez dias, sem deixar cicatriz.
O que acontece se a pessoa não se tratar ou fazer tratamento errado?
Passa para a Segunda fase: depois de alguns meses, aparecem manchas verme- lhas pela pele, que não coçam; dá um mal estar geral; dá febre aparecem ínguas etc.
E se continuar sem tratamento certo?
Passa para a terceira fase, de muita gravidade:atinge o coração e os vasos sanguíneos;atinge o sistema nervoso, podendo causar loucura, paralisia e morte.
OBS.: Gestante com sífilis pode passar para o bebê, provocando na criança graves problemas. Por isso toda gestante deve fazer o pré-natal para diagnosticar precocemente e tratar corretamente a sífilis. Com um simples exame de sangue você pode saber se está com sífilis.
Toda mulher grávida deve fazer o pré-natal desde o começo da gravidez, quando muitos problemas poderiam ser evitados.