Mec Solos Relatorio
Campus Alegrete
Curso de Engenharia Agrícola
Disciplina de Geologia para Engenharia - AL0028
Relatório de Aula Prática
Ensaios de Limite de Liquidez e Limite de Plasticidade
Alunos: Anderson Patric Ávila Machado Angelo Acosta Casarotto
Alegrete, Dezembro de 2014.
Introdução
A consistência de um solo refere-se ao grau de resistência e plasticidade do solo que dependem das ligações internas entre as partículas. No estado líquido o solo apresenta as propriedades e a aparência de uma suspensão. Não possui forma própria e não apresenta nenhuma resistência ao cisalhamento. Isto ocorre acima do limite de liquidez (LL). No estado plástico o solo apresenta a propriedade de plasticidade (ocorre entre o limite de plasticidade e liquidez e pode sofrer deformações rápidas, sem que haja mudanças no volume do solo, rupturas ou fissuras. O presente trabalho tem por apresentar os procedimentos realizados para determinar o limite de liquidez e plasticidade.
Objetivo
A determinação do LL e LP de um solo objetiva o conhecimento a plasticidade do mesmo. A plasticidade, que é uma das características mais importantes das argilas, é a propriedade dos solos que consiste na maior ou menor capacidade de serem eles moldados, sob certas condições de umidade e sem variação de volume; é indicada pelo “índice de plasticidade”. Tanto maior o IP, mais plástico será o solo em determinadas condições de umidade. O limite de contração é o teor de umidade a partir do qual o solo não mais se contrai, não obstante continue perdendo peso; é determinado através de um ensaio analítico.
Determinar os limites de plasticidade e liquidez de um solo tem como finalidade o conhecimento da plasticidade do mesmo. Para a argila a plasticidade é uma das propriedades mais importantes para o solo que consiste na maior ou menor capacidade de serem eles moldados, em condições de umidade mas sem variar o seu volume; isso indica o índice de