MEC NICA DOS SOLOS
Introdução
Um método barato e prático de identificação de solo é o procedimento visual e tátil. Sem utilização de equipamentos, é de grande importante para a engenharia geotécnica, pois poderá ser realizado in situ sem necessidade de instalações de um laboratório.
Estes testes são simples e rudimentares, entretanto, nos trazem informações importantes e devem ser feitos com critério.
Além da identificação do solo, devem-se apresentar informações suplementares, sempre que possível, quanto as características geológicas, pedológicas e termos regionais usados na área em estudo, bem como, a presença de materiais não pertencentes ao solo, existência de vazios macroscópicos, raízes, etc.
Objetivo
Classificar as amostras em tipos de solos finos ou grossos, de acordo com os resultados obtidos no teste visual e táctil. Resultados:
Foram analisadas 3 amostras classificadas como “amostra 1”, “amostra 4” e “amostra 9”. Os resultados anotados em laboratório foram:
Procedimento
amostra
Ocorrência de matéria estranha
Não
odores estranhos
Não
cor natural
Vermelho
sensação ao tato (seco) desagrega parcialmente
sensação ao tato (úmido)
Pastoso/pegajoso
sujar as mãos sai com aproximadamente 1 min
dispersão em água mais de 1 minuto sem sedimentação
plasticidade moldável com rachaduras
mobilidade da água intersticial sobe fácil; racha ao abrir a mão
Teste visual e tátil
Misturando-se uma pequena quantidade de solo com água:
Faz-se uma pasta de solo com água e esfrega-se na palma das mãos, colocando-se, em seguida, sob água corrente
Conclusão:
Os resultados da análise visual e táctil dos materiais aqui citados, ajudam a inferir sobre o tipo de particulas que compõe estes solos:
Amostra : Mostrou o não esfarelamento fácil enquanto seco, que indica coesão entre suas particulas. e sensação pastosa enquanto molhada, tais características são respectivamente inerentes a silte e argila. No