MEC. FLU
1.1. DEFINIÇÃO DE FLUIDO
Fluido é uma substância que não possui forma própria (assume o formato do recipiente) e que, se em repouso, não resiste a tensões de cizalhamento (deforma-se continuamente). Os líquidos e os gases são considerados fluidos.
Fluidos incompressíveis são aqueles que para qualquer variação de pressão não ocorre variação de seu volume Os líquidos têm volumes praticamente invariáveis. Quando se transfere líquido de um recipiente para outro, seu volume permanece o mesmo. Escoam sob a ação da gravidade até ocuparem as regiões mais baixas possíveis dos vasos que os contém.
Fluidos compressíveis são aqueles que para qualquer variação de pressão ocorre variação sensível de seu volume. Os gases têm volume variável, se expandem até ocuparem todo o volume do vaso, qualquer que seja a forma.
1.2. PROPRIEDADES DOS FLUIDOS
1.2.1. MASSA ESPECÍFICA () OU DENSIDADE ABSOLUTA A massa específica ou densidade absoluta de uma substância é a razão entre a massa (m) de uma quantidade da substância e o volume (v) correspondente. Ela nos diz a quantidade de massa que existe numa unidade de volume.
Por exemplo, a massa específica do gelo é de 0,92 g/ cm3, isso significa que em cada cm3 de gelo existem 0,92 gramas de gelo. Ou a massa específica da água é 1,0 g/ cm3, ou seja, em cada cm3 de água existe 1,0 grama de água.
As unidades utilizadas para expressar a massa específica estão mostradas na tabela a seguir:
SISTEMA DE UNIDADE
UNIDADE
SÍMBOLO
SI
quilograma por metro cúbico kg/m³ CGS grama por centímetro cúbico g/cm³ Sistema Inglês libra por pé cúbico lb/ft³ Sistema Inglês Técnico slug por pé cúbico
Slug/ft³
Na tabela estão relacionadas as massas específicas de algumas substâncias
MATERIAL
MASSA ESPECÍFICA (g/cm3)
AR
0, 0013
GASOLINA
0,70
ÁLCOOL
0,79
GELO
0,92
ÁGUA PURA
1,00
ÁGUA DO MAR
1,03
ALUMÍNIO
2,70
FERRO
7,80
CHUMBO
11,2
MERCÚRIO
13,6
OURO
19,3