Mec. engenharia
Disciplina complementar I
Belém 2013
Introdução
Tanto a matemática quanto a física tem uma importância muito grande nas diversas áreas dos cursos acadêmicos como: engenharia, biologia, medicina, etc. Neste trabalho será desenvolvido um papel importante de uma demonstração em um exemplo de como se aplica, dentre das mais variadas funções, a função exponencial.
Nas disciplinas de engenharia, mas especificamente na engenharia civil é necessária a observação de vários fatores que giram em torno da disciplina de hidráulica: como nas construções de canais de escoamento e hidrelétricas, existem os mais variados meios de se calcular como a mesma vai ser empregada em uma obra. Lembrando que o assunto ministrado envolvem cálculos de equações, com gráficos que vão ser observados ao longo do trabalho.
Ainda vale ressaltar que nas disciplinas da engenharia de modo geral os assuntos de equação exponencial dentre outros é sempre ministrado no primeiro semestre que formam núcleos gerais de disciplinas que são base do desenvolvimento profissional e na formação dos engenheiros.
Resumo: Será discutido nesse trabalho como a equação exponencial pode ser utilizado na instalação dos drenos através de métodos conhecidos quando estudamos hidráulica tal como: as fórmulas Boussinesq-Glover, Schilfgaarde, Glover-Dumm, etc. Na drenagem, os drenos são instalados, geralmente, sobre a camada impermeável ou a certa distância acima desta. A profundidade de instalação dos drenos e a do perfil, a condutividade hidráulica e a porosidade drenável são parâmetros de importância no cálculo do espaçamento de drenos. Utilizaremos um modelo reduzido para simulações, com o objetivo de definir a equação mais apropriada quando os drenos são instalados em duas situações distintas, ou seja, sobre uma camada impermeável ou acima desta. Avaliaremos então as equações da drenagem.
Avaliação de equações de drenagem para regime