mebrana celular
Para levar a cabo as reacções químicas envolvidas na manutenção da vida, a célula necessita de manter um ambiente interno adequado e é fundamentalmente diferente a partir do exterior. Isto é possível porque as células são separadas do mundo exterior, por uma estrutura limitante, a membrana plasmática. A membrana plasmática é uma estrutura que funciona como uma tampa da célula.
Sua função principal é que através dele você pode regular o conteúdo da célula. Você pode fazer isso, porque ambos os alimentos, nutrientes e resíduos que produz deve passar através da membrana. A membrana permite a passagem de algumas substâncias para a célula, mas impede a passagem de outros. Além disso, as células eucarióticas têm membranas internas (mais) que formam membrana plasmática e delimitando compartimentos. Estes compartimentos permitem conduzida actividades bioquímicas da célula. As membranas restantes também são barreiras seletivas para a passagem de substâncias. Essas estruturas de membrana são chamados organelas. Apenas as células eucarióticas têm organelas.
Para controlar o fluxo de substâncias membrana é baseada principalmente na sua estrutura química, bem como a solubilidade de partículas através das mesmas em lípidos, a carga eléctrica das partículas, principalmente.
Charles Ernest Overton , em 1895, descobriu que substâncias solúveis penetraram em células mais facilmente do que aqueles que não foram. Além disso, a membrana apresentaram resistência à passagem da corrente elétrica. Estes resultados levaram a deduzir a existência de uma membrana formada por lípidos.
Charles Ernest Overton (1865-1933)
Em 1897, Irving Langmuir (Prêmio Nobel de Química 1932) estudar o comportamento de fosfolipídios em água e observou que os grupos polares estão dispostos perpendicular a ele.
Irving Langmuir (1881 - 1957)
Em 1925, E. Gorter e F. Grendel extraída lípidos da membrana do eritrócito, e