ME MKT HAVAIANAS
Resumo do Mercado:
Avaliação de macro e do micro ambiente;
Macroambiente:
Ambiente demográfico: A população que compreende a marca Havaianas é diversificada, a localização, densidade, sexo, raça e ocupação são variadas, pois o público está presente em todas as classes sociais, o que resulta em um mercado vasto a ser trabalhado pelos profissionais de marketing.
Ambiente econômico: O poder de compra dos consumidores no Brasil é alto, e por ser um produto com preços acessíveis, sempre vai haver movimentação financeira em torno da marca, além disso, o setor calçadista é um dos que mais faturam no país.
Ambiente natural: A marca tem como principal matéria-prima a borracha.
Ambiente Tecnológico: A marca sempre realiza pesquisas para aprimorar o desenvolvimento tecnológico da empresa.
Ambiente político: Leis e agências governamentais (?)
Ambiente cultural: Os valores básicos e de comportamento social do produto Havaiana é principalmente sua leveza e conforto que remete ao clima tropical e a simplicidade do povo brasileiro.
Microambiente:
A empresa: “Havaianas é uma marca brasileira de sandálias de borracha produzida pela São Paulo Alpargatas, uma empresa do Grupo Camargo Corrêa. A marca, que possui participação de 80% no mercado brasileiro de chinelos de borracha, comercializa cerca de 210 milhões de sandálias anualmente, dos quais 10% para mais de 100 países dos cinco continentes, podendo ser encontrada em mais de 200 mil pontos de venda. As exportações chegam a 22 milhões de pares (somente nos Estados Unidos está presente em 1.700 pontos de venda). A cada três brasileiros, dois em média consomem um par de "havaianas" por ano”.
“As vendas da sandália de borracha Havaianas, produto de sucesso da Alpargatas, já representam metade do faturamento da companhia, que no ano passado foi de R$ 1,6 bilhão. O investimento em marketing da marca, de 12% a 13% do faturamento, tem mantido a Havaianas em trajetória de crescimento. O percurso para a sandália